sexta-feira, 14 de novembro de 2008


só pra variar...

Trance é uma das principais vertentes da música eletrônica erudita, influenciando as demais vertentes da música eletrônica, principalmente Psy Music, tendo sido desenvolvido no início da década de 1990, na Índia e no Nepal à favor das práticas Hinduístas. O gênero é caracterizado pelo tempo entre 130 e 160 bpm em sitentizadores (aparelhos de alta octanagem) e pela melodia influenciadora no estado de espírito, levando o ouvinte à inconsciência e perda temporária de ligação material. O Trance Music pode possuir alguns sons que se repetem constantemente durante a música no caso do Uplifting Trance ou que se desenvolvem aos poucos como no Progressive Trance. Em geral, a maioria das músicas são calmas e de efeito lento e constante na energia-alma e no estado de pensamento. Por essa razão, pode-se perceber que a tradução literal do termo trance para português é transe (inconsciência). O nome foi recebido devido aos sons eruditos e psicoterápicos e pelas melodias progressivas características, que levam o ouvinte a um estado de transe, de libertação espiritual, enquanto ouve. Apesar de ser um estilo calmo, surgiu também uma vertente do Trance conhecida como Hard Trance ou trance psicadélico(psy tance). Estas vertentes apresentam sons pesados e contagiantes.
Trance Psicadélico_Surgimento no brasil
Em Trancoso, sul da Bahia, reduto hippie dos anos 1960 e 1970, o trance psicodélico apareceu no final da década de 1980, logo após seu desenvolvimento em Goa, com a vinda de estrangeiros. já na década seguinte, apareceram as primeiras raves no estado de São Paulo.
O estilo se tornou popular no Brasil, nos anos de 1990 e início do seculo XXI, com diversos festivais e festas reunindo mais de vinte mil pessoas e ocorrendo ao longo do ano em diverssas metrópoles do país, e ganhando cada vez mais, aceitaçao do público em geral. Grandes artistas com GMS, INFECTED MUSHROOM, SKASI,ESKIMO, TALAMASCA vieram varias vezes ao paí_alguns até hj.
VERTENTES DO ESTILO: desde o seu surgimento, o trance já passou por várias mudanças. De acordo com os detalhes em sua estrutura, podem ser dos estilos Progressive, Dark e Psichodelic. Cada vertente tornou-se independente, formando uma escola para artistas envolvidos. Sendo assim, é possível acompanhar a evoluçao da cena psicodélica em particular.
*FULL ON: vertente mais pesada e rápida do psy trance. Seua baixos sao corridos com muitas variações de tons, sintetizadores ao extremo e por uma grande oscilação por momentos de euforia total e melodias bem trabalhadas, geralmente construídas entre 142 e 150bpm. Seus elementos vão entrando cada um em seu tempo, até que a música enche e então explode. Alguns da vertente são:GMS, FUZZY PROJECT, INFECTED MUSHROOM, SESTO SENTO, ASTRIX e TALAMASCA.
--> O full on se divide em: ♠MORNING: subvertente que é mais comum no período da manhã nas festas, com muito groove e muita melodia. A maior parte do morning vem de Israel.
HIGH TECH: sub-vertente muito comum no período da terdenas festas, é derivado do morning e tem mais efeitos eletronicos.Os maiores produtores de high tech sao israelenses como PERPLEX, PHANATIC e ANANDA SHAKE.
NIGHT: sub-vertente que se destaca pelo mix de elemntos do Dark Trance( batidas pesadas e sintetizadores sombrios) com um rítmo mais acelerado, poucas melodias e é mais dançante. O projeto mais conhecido de night, embora muitos considerem "dark" é o Shift. winter demon É UM ARTISTA DESSA SUB-VERTENTE.
GROOVE: sub-vertente que nao distingue night ou morning, tem como principal idealizador o projeto frânces TALAMASCA e é aceita em qqr horário, utiliza tbm muito sintetizador, muita explosão, linhas de baixo mais incorporadas, e melodias de fácil assimilação.Artístas com INTELABEAM, SHANTIe RAMPAGE sao algusn exemplos.
*PROGRESSIVE: vertente mais calma, lenta e extremamente lisérgica do psy trance, constituída geralmente( mas nem sempre) entre 130 e 140 bpm. A oscilação é deixada de lado, o som é mais constante, retilíneo e crescente.Os sintetizadores são mais sutis, sendo a batida e a linha de baixo o que mais interessam ao trance. é uma música introspectiva que busca equalizar as ondas do cérebro, a assim chegar a um estado meditativida dança e é muito aceita para descansar a mente e o corpo. Tem um kick bem leve e um baixo bem grooveado, passando por diversos tons que empolgam seu ritmo dançante. Exemplos são os produtores do BEAT BIZARRE, ZION IN MADE e BITMONX.
*DARK: vertente que possúi um caráter sombrio,escuro e sinistro, ao contrario do morning trance que temmelodias bem alegres.Caracteriza-se por apresentar efeitos rápidos, batidas que variam de 140-200 bpm sem uma melodia pegajosa desintetizador, baixo reto ou em lguns casos 'grooveado", bumbo(kick) pesado e samples(amostras de som) macabros de filmes como: gritos, risadas, sons de animais, interjeições. O DARK se subdivide em :
WEIRD: é a variação mais sombria, barulhenta e bizarra do dark trance. Com um pitch muitas vezes bem acelerado, chimbais continuos e semples aterrorizantes, proporciona um som massacrant para quem nãp aprecia o gênero. EX: CELSUNG, CATATONIC DESPAIR e DARK HALLIK.
TWISTED: som grooveado que apresenta efeitos rápidos e sons tecnológicos. Envolve maior uso de técnicas. EX: KINDZADZA, COSMO, ELECTRYPNOSE.
*******************************************************************
TECHNO é a plena coerencia nas mixagens através de um repertório sofisticado, unindo bases delirantes às batidas marcantes, formando assim uma atmosfera continua de vibração, pensamento e energia!

Nenhum comentário: